Você já ouviu falar de Medicina Preventiva, mas o que sabe da Nutrologia Preventiva?

Não foi à toa que escolhi Dra. Isabela David como minha médica nutróloga. Primeiro pesquisei, obtive referências e só então confiei a ela a tarefa de me ajudar a seguir saudável com a dieta vegetariana. Ela vem controlando periodicamente meus exames de modo a atuar pontualmente no que pode melhorar. Mas muito antes que eu descobrisse sua competência, ela já atuava e divulgava “a Ciência de Manter a Saúde” com uma perspectiva otimista do envelhecer.

“Com o conhecimento e a tecnologia disponíveis, podemos atuar, sim, de maneira proativa para deter, retardar e até mesmo, em algumas situações, reverter o processo de envelhecimento, favorecendo a saúde ao longo da vida”, explica a médica. “A gestão do envelhecimento é a essência da minha atuação como nutróloga. Esta proposta surgiu a partir do entendimento do envelhecimento como um processo de acúmulo de dano molecular”, explica.

Por isso uma das abordagens usadas pela Dra. Isabela é a Engenharia Aplicada ao Tempo de Vida Saudável, desenvolvida pelos pesquisadores James Larrick e Andrew Mendelsohn. Segundo eles, todos os organismos requerem um mínimo de reserva funcional para manutenção da vida; quando essa reserva declina a um nível incompatível com a sobrevivência, ocorre a morte. O desafio é manter ou mesmo restaurar as reservas funcionais, de modo a vivermos mais tempo e com boa qualidade de vida.

Agucei sua curiosidade por esse e outros tópicos da Nutrologia Preventiva? Saiba mais no site https://doutoraisabela.com/artigos/.

E não deixe der ler o e-book gratuito, O Castelo da Longevidade, que conta mais da trajetória desta grande médica e mulher, apesar do ar de menina!

Deixe seu comentario